Benfica agrava crise do campeão FC Porto no Clássico e isola-se no trono

O Benfica isolou-se na liderança do campeonato nacional de hóquei em patins, esta quarta-feira, ao derrotar o campeão FC Porto (4-2), no Clássico disputado no Pavilhão da Luz, naquela que foi a terceira vitória à terceira jornada da prova

 

Edu Castro apostou nas titularidades de Conti Acevedo, Zé Miranda, Roberto Di Bendetto, Nil Roca e João Rodrigues, enquanto Paulo Freitas decidiu colocar Xavi Malián, Telmo Pinto, Edu Lamas, Rafa e Carlo Di Benedetto no seu cinco inicial, numa primeira parte largamente dominada... pelas águias.

Após várias investidas, o Benfica colocou-se a vencer ainda dentro dos primeiros dez minutos, na sequência de uma grande penalidade convertida com sucesso por Zé Miranda (9'), por falta de Telmo Pinto sobre João Rodrigues. O público da Luz ficava, assim, ao rubro.

Não foi preciso esperar muito para que, aos 15 minutos, Gonçalo Pinto aproveitasse a assistência de Zé Miranda e ampliasse, assim, a diferença no marcador. Por esta altura, o FC Porto pouco ou nada tinha feito para conseguir anular a vantagem (até então mínima) do seu rival.

Pouco depois, foi a vez de Viti 'fazer das suas' pelo corredor direito, batendo Xavi Malián, com o 3-0 em cima do minuto 20. Até ao fecho do primeiro tempo, Carlo Di Benedetto ainda impediu 'males maiores, quando 'tirou o pão da boca' a Diogo Rafael já perto do apito para o descanso.

A segunda parte contou com uma boa entrada do FC Porto e, após cinco minutos decorridos, Hélder Nunes (30') conseguiu reduzir a diferença no marcador, naquele que foi mesmo o primeiro golo sofrido pelo Benfica na presente edição do campeonato.

Hélder Nunes e Zé Miranda ainda podiam ter voltado a marcar pelas suas equipas, porém, ambos desperdiçaram os respetivos livres diretos, até que, à entrada para os últimos cinco minutos, Gonçalo Alves ainda voltou a reduzir, através de um penálti (45')

O jogo estava relançado, mas o triunfo não só não fugiu ao Benfica, como o 5x4 do FC Porto ainda foi aproveitado por Nil Roca (50') nos últimos segundos.

Com este resultado, o Benfica passa a somar nove pontos em nove possíveis, com mais dois do que o rival Sporting, na segunda posição, enquanto o FC Porto - com apenas uma vitória em três jornadas - segue no sétimo posto, com três pontos.

Recorde-se que o Benfica venceu as seis partidas realizadas até ao momento na presente temporada, sendo que as primeiras três - diante de Sporting de Tomar (3-2), Oliveirense (3-2) e Sporting (4-2) - valeram a conquista da Elite Cup, seguindo-se outras três já no campeonato, frente a HC Turquel (5-0), AD Valongo (0-3) e FC Porto (4-2).

Óquei de Barcelos vence Taça Continental diante do FC Porto

Óquei de Barcelos vence Taça Continental diante do FC Porto

O Óquei de Barcelos conquistou hoje a Taça Continental de hóquei em patins pela segunda vez, ao derrotar o FC Porto, por 4-3, com reviravolta na final disputada no Pavilhão Municipal de Barcelos.

Lusa | 20:48 - 26/10/2025

Já o FC Porto começou a temporada frente à Juventude Pacense (3-3, 2-0 após grandes penalidades) e acabou por ser eliminado pelo Sporting nas 'meias' da Elite Cup (1-2), precisamente antes de perder a Supertaça para o mesmo rival (3-4 após prolongamento).

Depois disso, os dragões bateram o OC Barcelos (5-2) na estreia no campeonato, mas foram surpreendidos pelo HC Turquel (4-3) na segunda jornada, até que veio a Taça Intercontinental: com o apuramento diante do Igualada HC (2-2. 0-3 após penáltis) a 'esbarrar' na final perdida para o OC Barcelos (4-3). Quer isto dizer que, ao fim de oito jogos, apenas um foi vencido pelo FC Porto em tempo regulamentar.

Leia Também: Óquei de Barcelos vence Taça Continental diante do FC Porto

Leia Também: Benfica estreia-se com goleada e fica à espera de Sporting e FC Porto

Back to blog