Benfica-Tondela: José Mourinho de olhos postos no pleno em Portugal
Benfica e Tondela preparam-se para discutir um lugar na final four da Taça da Liga, esta quarta-feira, naquele que é o primeiro jogo das águias desde as eleições presidenciais na Luz, no passado sábado.
De olhos postos no único troféu português que ainda não conquistou, José Mourinho admitiu ligeiras mexidas no onze inicial e salientou a importância de lutar pelo acesso à fase final da prova, apesar de já estar a pensar nas complexas partidas diante de Vitória SC e Bayer Levekusen - precisamente antes da segunda volta do ato eleitoral, agendada para o próximo dia 8 de novembro.
Já os beirões, apesar de ocuparem a penúltima posição na I Liga, procuram reagir à mais recente derrota, diante do Sporting (0-3), levando mesmo Ivo Vieira a garantir que a equipa terá de correr riscos para tentar uma surpresa em pleno Estádio da Luz.
De referir que Benfica e Tondela já se defrontaram esta época, no mesmo palco, no passado mês de agosto, altura em que os encarnados, na altura liderados por Bruno Lage, venceram por 3-0, a contar para a terceira jornada do campeonato.
O jogo referente aos 'quartos' da Taça da Liga tem apito inicial agendado para as 20h45 (horário de Portugal Continental), no Estádio da Luz, com arbitragem de Carlos Macedo, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
José Mourinho
Má forma do Tondela: "Taça é taça. São competições de cariz diferente. Não estão numa posição fácil na tabela, mas normalmente as equipas promovidas precisam de algum tempo para se adaptarem. Não queremos facilitar. Queremos ir à final four. Jogámos bem no nosso estádio no último jogo. Bem sei que temos um jogo muito difícil e importante em Guimarães no sábado, mas já nos preparámos hoje com um bom treino para amanhã estarmos a um bom nível".
O troféu que falta a José Mourinho: "Falando por mim, em modo egoísta, é a única competição em Portugal que ainda não ganhei. Pode ser que consiga ganhar esta Taça da Liga. A partir do momento que o Benfica entra numa competição, tem de respeitá-la ao máximo. Mesmo a jogar jogos particulares, o Benfica não pode fazer 'borrada'. Esta taça não é para brincar, é para jogar. Claro que tenho de fazer descansar alguns jogadores. Vou respeitar a competição, mas respeitando também as outras, mais importantes. Poderei fazer três ou quatro alterações".
Tema das eleições: "Quando vim para o Benfica, nem o presidente Rui Costa, nem o diretor Mário Branco tocaram no tema eleitoral. A única vez que o fizeram foi sensibilizarem-me a aceitar um contrato que tivesse em conta as eleições, com uma hipotética nova direção a poder querer decidir que eu não seria o treinador. A partir do momento que aceitei essa situação ética... De resto, só me falaram do Benfica e dos motivos pelos quais queriam que eu fosse o treinador do Benfica. Este toque a nível contratual, em condições normais, nunca aceitaria, mas aceitei tendo em conta as eleições".
Ivo Vieira
Resposta à derrota frente ao Sporting: "É mais uma vez uma equipa forte. Éuma oportunidade de inverter um bocadinho aquilo que foi a imagem menos conseguida no último [jogo]. Sabemos das dificuldades que nos vão pôr e é verdade que o nosso foco principal é o campeonato, mas não vamos descurar as outras competições e agora vamos tentar fazer o nosso melhor".
Poderio do Benfica: "É uma equipa habituada a lutar por títulos, os jogadores são de uma grande valia, independentemente daqueles que estiverem em campo, que também estarão com fome de mostrar ao seu treinador que têm espaço no seu onze base e por isso vai ser uma equipa fortíssima e nós temos de estar preparados para isso e dar uma resposta positiva", realçou.
Luta pela final four: "Temos de correr riscos para a equipa poder crescer, para poder encarar aquilo que é o futuro com mais ambição e de uma forma mais leve naquilo que é o jogo e sentir que podemos fazer muita coisa neste jogo que poderá fazer a equipa crescer no seu todo, em termos de dinâmicas de jogo e de intensão e é isso que vamos procurar a lutar pelo resultado".
Últimos resultados
Benfica: V-D-V-E-D
Tondela: D-V-E-D-V
Últimos onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Fredrik Aursnes, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Samuel Dahl, Richard Ríos, Enzo Barrenechea, Dodi Lukebakio, Georgiy Sudakov, Gianluca Prestianni e Vangelis Pavlidis.
Tondela: Bernardo Fontes, Bebeto, Brayan Medina, Christian Marques, Nor Maviram, Yaya Sithole, Cícero Alves, Pedro Maranhão, Rony Lopes, Ivan Cavaleiro e Jordan Siebatcheu.
Ausências
Benfica: Manu Silva, Joshua Wynder, Bruma, Alexander Bah, Nuno Félix e Amar Dedic (lesionados).
Tondela: (-)
Leia Também: Das eleições do Benfica ao "modo egoísta". Tudo o que disse José Mourinho