Castigo? Xabi Alonso coloca ponto final na polémica com Vinícius Júnior

Xabi Alonso colocou esta sexta-feira um ponto final na polémica com Vinícius Júnior, por conta da forma como reagiu o craque brasileiro no momento em que foi substituído contra o Barcelona. Em conferência de imprensa, de antevisão ao jogo com o Valencia, o treinador do Real Madrid foi confrontado com o tema, com seis das 17 perguntas a serem sobre Vinícius, e garantiu estar "tudo sanado". 

 

"Na quarta-feira tivemos uma reunião com todos e Vinícius esteve impecável. Falou com sinceridade, com o coração e esteve muito bem. Para mim ficou tudo sanado. Não haverá represálias", começou por dizer Xabi Alonso, citado pelo AS, antes de abordar o comunicado do jogador canarinho no qual não faz menção direta ao treinador. 

"Foi um comunicado muito valioso e muito positivo. Demonstrou a sua honestidade e falou com o coração. O mais importante foi dito e fiquei muito satisfeito. Desde quarta-feira que é tema encerrado", vincou. 

A insistência dos jornalistas sobre o tema não ficou por aqui e Xabi Alonso disse compreender o foco mediático, mas pediu que também ele fosse compreendido pela imprensa. 

"Creio que já dei as explicações suficientes. Respeito o vosso foco esteja aí, mas está tudo encerrado este quarta-feira. Tivemos uma boa semana e o que me preocupa é o Valencia. Compreendo o vosso trabalho, mas peço que me compreendam a mim", frisou. 

Desafiado a explicar como pretende gerir um plantel com tantos nomes da alta roda do futebol mundial, o treinador merengue definiu uma só estratégia: ser ele próprio. 

"Sendo eu mesmo. O mais importante é ser autêntico e não tentar imitar ninguém. Pensar sempre no melhor para a equipa. Ter sempre uma boa relação, dentro do respeito, mas sabendo que nem todos são iguais. Há que ter essa inteligência emocional", explicou, antes de afirmar não temer mais casos semelhantes ao de Vinícius Júnior. 

"Creio que a equipa e o Vinícius estão concentrados no mais importante. Todos querem estar dentro de campo. O foco é o mesmo. Queremos continuar assim", rematou Xabi Alonso. 

Afinal, o que aconteceu? 

O desentendimento entre Vinícius Júnior e Xabi Alonso, recorde-se, teve lugar aos 72 minutos do El Clássico entre Real Madrid e Barcelona, registado no último domingo, quando o treinador optou por substituir o brasileiro pelo compatriota Rodrygo. 

Vinícius não gostou e assim que viu o quarto árbitro levantar a placa com o seu número, atirou: "'Eu? Eu? Mister, mister! Vai tomar no c*'. No entanto, não se ficou por aqui, e, enquanto se encaminhava para o túnel de acesso aos balneários, as câmaras da transmissão televisiva 'apanharam-no' a atirar: 'Sempre eu! Eu vou-me embora da equipa! Vou-me embora, é melhor'.

Por seu turno, e fiel à sua imagem, Xabi Alonso manteve a calma. Quando as câmaras apontaram na sua direção, o treinador (e antigo jogador) da equipa principal Real Madrid limitou-se a olhar para outro lado que não aquele onde se encontrava o avançado, enquanto dizia, entre dentes: "Vá lá, Vini, caramba".

O episódio ganhou grande repercussão em Espanha, e no mundo, com Vinícius a pedir desculpas apenas três dias depois, já depois de se ter apresentado no centro de treinos do Real Madrid para pedir desculpa aos colegas e ao treinador. 

No entanto, o comunicado emitido nas redes sociais alimentou ainda mais a polémica, uma vez que o craque brasileiro dirigiu o pedido de desculpas aos "colegas, adepto e presidente", esquecendo o treinador. Resta saber se por lapso ou de forma intencional. 

Leia Também: "Vou-me embora". Real Madrid deixa Vinícius Jr. nas mãos de Xabi Alonso

Back to blog