Estreou-se com Mourinho, mas reformou-se aos 27 anos para ser fotógrafo
Alfie Whiteman decidiu mudar radicalmente de vida no último verão. O guardião inglês de 27 anos terminou a carreira após o final da última temporada e abraçou uma nova vida. Whiteman está agora dedicado à carreira de fotógrafo, tendo mesmo assinado um contrato com a Somesuch, uma produtora com escritórios em Londres e Los Angeles. Os motivos? Alfie Whiteman explicou tudo em entrevista ao The Athletic.
"Assinei pelos spurs aos 10 anos de idade. Deixei a escola aos 16 anos e abracei a vida de futebol a tempo inteiro. Quando tinha 17 ou 18 anos, e a morar numa residência para estudantes, pensei: 'É isto?'. Entrar no autocarro, ir para o treino, fazer o curso de ciências desportivas e ir para casa jogar videojogos. Percebi muito cedo: 'Não estou feliz aqui'", começou por contar Whiteman, prosseguindo com o seu relato.
"O estereótipo de jogador de futebol é bastante verdadeiro. É a cultura do golfe e da pochete. Era um jovem jogador e queria uma mala da Gucci e conduzir um Mercedes. É tudo um reflexo dos outros. És um produto do ambiente. É a forma como o futebol funciona neste país. Tão longe de tudo o resto. Vais para o treino e voltas para casa. É só isso", refletiu o antigo guardião formado no Tottenham.
Onde entra a fotografia?
O desencanto pelo mundo do futebol cedo foi uma realidade para Alfie Whiteman, que começou a olhar à sua volta em busca de outras coisas.
"Sempre me senti diferente. Os meus colegas de equipa, com quem me dava bem, chamavam-me de hippie. Era a definição deles. Quando tinha 18 anos conheci a minha ex-namorada, que era modelo. Era um pouco mais velha do que eu e a sua melhor amiga era uma diretora. Comecei a abrir os meus olhos para ver o que a vida tinha para me oferecer", explicou.
Estreia com Mourinho
Apesar de ter feito toda a formação no Tottenham, Alfie Whiteman apenas realizou um jogo ao serviço da equipa principal, tendo feito a estreia pela mão de José Mourinho.
O ano era o de 2020 e num jogo da Liga Europa contra o Ludogorets, o treinador português deu oito de minutos de jogo ao então jovem guardião formado nos spurs, entrando para o lugar de Joe Hart.
Depois disso, Alfie passou por dois empréstimos pelos suecos do Degerfors IF e acabaria por voltar à casa de partida para colocar um ponto final na carreira no último verão.
Dedicado à fotografia, o ex-guarda-redes do Tottenham mostra-se entusiasmado com o futuro.
"A Somesuch tem o seu departamento comercial e eu faço fotografia. Tenho projetos e ideias para curtas metragens. O plano é fazer alguns deles e espero um dia chegar a uma longa metragem. Mas não existem passos muitos rígidos. Podemos decidir. Só quero estar nas filmagens e trabalhar com os mais talentosos. Há tanto por apreender", frisou, antes de confidenciar que agora apenas joga futebol por diversão.
"Estou muito entusiasmado por jogar nas quartas-feiras à noite com os meus colegas. Tenho muitos amigos a convidarem-me. Apenas quero jogar futebol com os meus amigos. É pura diversão", rematou Alfie Whiteman.
Leia Também: Confusão no Newcastle-Tottenham: A inusitada falta de Joelinton