Ex-Sporting brilha em França. Afonso Moreira 'explode' com Paulo Fonseca
Depois do que foi a 'novela' para a sua mudança para França, Afonso Moreira parece estar, finalmente, a dar cartas longe de Portugal. Aos 20 anos, o extremo português foi uma das apostas 'low cost' de Paulo Fonseca para revitalizar o Lyon e os resultados estão à vista.
Mas já lá vamos ao que tem sido o percurso do jovem em França. Depois de um empréstimo ao Gil Vicente em 2023/24, Afonso Moreira, visto como uma das grandes pérolas da formação verde e branca, fixou-se na equipa principal do Sporting na época passada.
O jogador natural de Lamego chegou mesmo a ser convocado por Rui Borges e a entrar em três jogos da equipa principal. Mas, e dado o espaço curto para a evolução, o Sporting acabou por vender o lamacense para o Lyon por apenas dois milhões de euros. Ainda assim, a mudança para a Ligue 1 esteve perto de cair.
O Lyon chegou a ser despromovido à Ligue 2, segunda divisão francesa, por decisão jurídica, o que chegou a colocar em causa a transferência. O clube do treinador português Paulo Fonseca recorreu e acabou por ver revertida a decisão: continuou na Ligue 1, voltou ao jovem português e pagou dois milhões de euros aos verdes e brancos, que reservaram direito a 20 por cento de mais-valia numa futura transferência do jogador.
Um golo de encher o olho após um início 'tremido'
Nem tudo correr pela melhor maneira para Afonso Moreira nesta primeira aventura longe de Portugal. Se no arranque, chegou a nem ser convocado ou a entrar por escassos minutos, o mesmo não sucede nos últimos jogos. Tudo começou com um golo na Liga Europa que foi marcado ao Basileia. Foi a estreia a marcar do jovem com a camisola dos franceses.
"Quando entrei disse a mim mesmo que tinha de marcar. Também tinha de mostrar isso ao treinador, mostrar-lhe que era capaz de marcar e trazer energia positiva. São frações de segundos... É algo que não consigo explicar. Não sei, a bola chegou aos meus pés, pensei que tinha de aproveitar o momento e marquei o golo. A velocidade é uma das minhas características, por isso tento colocá-la ao serviço da equipa", frisou o jovem, após este jogo.
"Eu trabalho, sou paciente, sou jovem, tenho de trabalhar, mostrar que estou presente. Aproveito todas as oportunidades porque tenho um jogador como o Malick, que é um jogador fantástico. É preciso aprender com ele. Tenho de ser paciente, é uma virtude, e vou continuar a trabalhar para ter oportunidades", acrescentou.
E foi a lesão do belga Malick Fofana que acabou por lhe abrir as portas mais uma vez. O belga teve de ser substituído ao minuto 67 do encontro diante do Strasbourg. Curiosamente, foi o ex-Sporting a entrar para o lugar de Fofana, ele que viria a marcar o golo decisivo da noite. Um golaço ao cair do pano que deu os três pontos aos franceses.
Mas Afonso Moreira não se ficou por aqui. Atento às boas exibições do seu jogador, Paulo Fonseca puxou o lamacense para o onze e este estreou-se a titular pelo Lyon na noite de quarta-feira, contribuindo com duas assistências jogo 'louco' diante do Paris FC. No entanto, os gones acabariam por empatar a partida e desperdiçar a hipótese de vencer.
Afonso Moreira, refira-se, soma já dez encontros pelo Lyon esta época, nove como suplente utilizado e a tal titularidade diante do Paris FC. Soma dois golos e duas assistências.
Leia Também: De 0-3 para 3-3. Paulo Fonseca 'escorrega' em jogo de 'loucos' na Ligue 1