FC Porto disputa Kerim Alajbegovic com Ruben Amorim (e não só)

O FC Porto estará a acompanhar com particular atenção o 'explosivo' desenvolvimento de Kerim Alajbegovic, jogador de apenas 18 anos de idade, que, no passado mercado de transferências de verão, deixou o Bayer Leverkusen para rumar ao Salzburgo, em torno de uma verba na ordem dos dois milhões de euros.

 

A notícia é adiantada por Ben Hecker, jornalista da estação televisiva alemã Sky Sport, que sublinha que, no entanto, os dragões não estarão sozinhos nesta 'corrida', uma vez que a jovem promessa também estará referenciada por uma série de 'colossos' europeus, como é o caso do Manchester United (equipa orientada pelo treinador português Ruben Amorim) ou o Chelsea.

A mesma fonte sublinha que, além deste trio luso-inglês, também é preciso ter em conta que o próprio Bayer Leverkusen fez questão de salvaguardar uma cláusula de recompra sobre o internacional bósnio (por um valor que permanece no 'segredo dos deuses'), pelo que é outro possível destino a ter em conta.

Afinal, quem é Kerim Alajbegovic?

Natural de Colónia, mas filhos de pais bósnios, Kerim Alajbegovic deu os primeiros passos no mundo do futebol ao serviço, precisamente, do clube local, tendo-se mudado para o Bayer Leverkusen no verão de 2021, quando tinha apenas 14 anos de idade, para dar continuidade ao processo de formação.

Na BayArena, não demorou a dar nas vistas, de tal maneira que, na passada temporada, foi chamado, por diversas vezes, a trabalhar junto da equipa principal pelo treinador espanhol Xabi Alonso (que, entretanto, partiu para o Real Madrid), ainda que este nunca lhe tenha chegado a dar a oportunidade de se estrear ao mais alto nível.

Nada que, no entanto, tenha preocupado em demasia o Salzburgo, formação do 'universo' da Red Bull (empresa que gere, também, os destinos de clubes como o Leipzig ou o Bragantino), que não hesitou em 'chegar-se à frente', com uma proposta próxima dos dois milhões de euros, para o 'resgatar' para a Áustria.

Aí, o extremo-esquerdo convenceu de sobremaneira o treinador germânico Thomas Letsch, ao ponto de este o ter utilizado já em 20 dos 20 jogos disputados desde o arranque da presente temporada, tendo este retribuído a confiança nele depositada com seis golos e uma assistência, na conta pessoal.

A mais recente demonstração de qualidade teve lugar no passado domingo, quando contribuiu com um remate certeiro para o categórico triunfo conquistado na deslocação à Generali Arena, sobre o Áustria Viena, por 0-3, naquele que era um dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada do campeonato nacional.

Já fez história na Bósnia e Herzegovina

Kerim Alajbegovic também já entrou para a história, na Bósnia e Herzegovina, uma vez que, no passado dia 6 de setembro, tornou-se no jogador mais jovem de sempre a ser convocado para a principal seleção nacional... e também no mais jovem de sempre a marcar, tudo no mesmo encontro.

A jovem promessa foi aposta a titular na goleada aplicada a São Marino, por 0-6, na caminhada rumo ao Campeonato do Mundo de 2026, e não se fez de rogado. Aos 21 minutos, assistiu Benjamin Tahirovic para o golo que desfez o nulo, em Serravalle, e, aos 85 minutos, fez ele próprio o gosto ao pé, num momento que jamais irá esquecer.

Leia Também: Deniz Gul 'atira-se' a António Silva: "Não devia ser necessário..."

Back to blog