FC Porto-Sp. Braga: Ataque à liderança ou reescrever a história?
FC Porto e Sporting de Braga fecham as hostes deste domingo no Estádio do Dragão, a partir das 20h30, numa partida a contar para a 10.ª jornada da I Liga, onde poderá voltar a haver um líder isolado do campeonato, ou uma equipa minhota a ganhar força para o 'ataque' aos lugares de acesso às competições europeias.
Vindos de uma fase em que sofreram a primeira derrota da temporada, frente ao Nottingham Forest, os dragões estão na procura de construir uma nova sequência de vitórias com selo portista.
Já o Sporting de Braga pretende continuar a boa fase, com seis jogos sem conhecer o sabor da derrota, com cinco vitórias sem sofrer um único golo, colocando em 'xeque' a abordagem do FC Porto para este encontro.
No entanto, a nível de histórico de confrontos, o balanço geral é claramente favorável aos portistas, que venceram 114 dos 171 jogos entre ambas as equipas. Apesar desse dado, o último jogo que colocou frente a frente minhotos e dragões acabou com um triunfo por 1-0 para os bracarenses, com um golo de Ricardo Horta, na temporada passada.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental), no Estádio do Dragão, com arbitragem de Fábio Veríssimo, da AF Leiria, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Francesco Farioli
Abordagem frente ao Sp.Braga: "Acho que o Sp. Braga, com este treinador, mudaram um pouco nas últimas cinco, seis semanas, principalmente a nível defensivo, muito mais agressivos e estão bem, por isso acredito que não irão mudar esse aspeto. Hoje mostrei à equipa algumas estatísticas defensivas e o Braga está em segundo lugar em termos de pressão no campo, logo a seguir a nós, muito agressivos nos duelos, pelo que espero que ataquem o jogo da mesma forma. O jogo de amanhã vai ser entre duas equipas a jogar olhos nos olhos e a jogar em campo aberto, com muitos duelos, com muitas combinações para desbloquear uma defesa de homem a homem. Este é o tipo de jogo que estou à espera."
Estado clínico de Luuk De Jong: "Luuk não está tão perto quanto gostaríamos, mas está de volta ao relvado, com uma recuperação digna e agora está a correr quase sem dores, com mudanças de direção, está a começar a tocar na bola, mas não vai poder estar connosco antes da próxima pausa de seleções."
Momento do adversário: "Estão num momento muito bom, como o treinador Carlos Vicens disse, estão no seu melhor momento, com uma série de resultados na Liga e nas Taças a serem importantes, e vão exigir a nossa melhor versão para conseguirmos chegar onde queremos."
Carlos Vicens
Liderança do FC Porto não assusta: "Sabemos da dificuldade do jogo de amanhã [domingo], mas não é por jogarmos contra o líder que vamos jogar de outra maneira, temos que ser nós mesmos. No futebol, não tens que temer ninguém. Vais ganhar, empatar ou perder. Não vamos duvidar da qualidade do adversário, mas não fazíamos um favor a nós mesmos apresentar-nos com medo. Temos todo o respeito, é uma grande equipa, líder merecidamente, mas nós temos que ser Braga."
Momento do FC Porto: "Alguns jogos foram a meio da semana, por exemplo, na Liga Europa contra um rival duro [Nottingham Forest, derrota por 2-0], depois com o Moreirense, que está a jogar muito bem. Não é fácil jogar entre as semanas, a cada três dias e diferentes competições e ganhar."
Antevisão ao jogo no Dragão: "FC Porto e Sporting de Braga são equipas que procuram propor algo ao jogo e vai haver uma luta para tentarem impor-se. Sentimos confiança em relação ao que temos vindo a trabalhar e à maneira de fazer as coisas. Queremos reforçar isso, porque é o que nos tem dado a regularidade competitiva, que é o que estávamos à procura. Há muitas coisas a melhorar, mas o mais importante é que os jogadores têm uma intenção coletiva muito clara."
Últimos resultados
FC Porto: V-D-V-E-V
Sp. Braga: V-V-V-V-E
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Jakub Kiwior, Jan Bednarek, Francisco Moura, Alan Varela, Gabri Veiga, Victor Froholdt, Pepê, Samu, Borja Sainz.
Sp. Braga: Lukas Hornicek, Víctor Gómez, Gustaf Lagerbielke, Bright Arrey-Mbi, Gabri Martínez, Gorby Baptiste, João Moutinho, Leonardo Lelo, Pau Victor, Fran Navarro, Ricardo Horta.
Ausências
FC Porto: Nehuén Pérez e Luuk De Jong (lesionados).
Sp. Braga: Vítor Carvalho (em dúvida), Jónatas Noro (lesionado).