Salvador Blopa preferiu Sporting a Benfica: "Com esta forma de estar..."
Salvador Blopa passou, na passada terça-feira, de ser um 'desconhecido' para muitos para ser um dos nomes mais badalados do futebol português fruto da estreia 'estrondosa' na equipa principal do Sporting, com dois golos marcados no categórico triunfo sobre o Alverca, em pleno Estádio José Alvalade, por 5-1, que valeu o apuramento para a final four da Taça da Liga.
Bernardo Bruschy conhece bem o jogador de 18 anos de idade, uma vez que teve a oportunidade de o orientar, no escalão de sub-15 do emblema verde e branco, e, em declarações prestadas, já esta quarta-feira, à Rádio Renascença, revelou que este chegou a ter em mãos a oportunidade de rumar... ao Benfica, quando tinha apenas dez anos.
"Jogava no Fontainhas, porque ele vive na Abuxarda, num bairro de Cascais, portanto, próximo do Fontainhas de Cascais. Começou a jogar por lá e rapidamente se destacou. Surgiu logo o interesse dos dois clubes grandes de Lisboa. O Salvador, na altura, opta pelo Sporting, mas, ainda assim, não foi uma transição imediata", começou por afirmar.
"O Salvador era muito afeiçoado aos colegas e ao treinador que, na altura, tinha, no Fontainhas, que é uma pessoa importante no percurso do Blopa. Com isso, acabou por ficar, ainda, durante uma época desportiva, mesmo tendo a oportunidade de juntar-se ao Sporting. Só depois, na época seguinte, é que transitou", acrescentou.
A resposta ao 'recado' de Rui Borges
Nesta entrevista, o treinador comentou, ainda, o facto de Rui Borges ter avisado, na conferência de imprensa que se seguiu ao apito final, que Salvador Blopa "tem de lembrar-se de trabalhar da mesma forma na equipa B, para voltar a ter oportunidades na equipa A".
"O Salvador ter atingido a noite que atingiu deve-se, também, muito à sua maneira de estar, à forma humilde com que sempre encarou tudo. Acredito que é um miúdo que, por esta forma de estar, também vai saber lidar com os momentos de sucesso que vier a ter", refletiu, antes de enumerar as suas principais qualidades.
"Velocidade, ele sempre teve. Sempre foi um jogador de passada larga, um jogador com uma facilidade tremenda de jogar com os dois pés, um jogador muito objetivo nas suas ações e um jogador muito trabalhador, muito disponível para as tarefas ofensivas, para as tarefas defensivas...", analisou.
"Para o ano, será, claramente, um jogador pronto para integrar a equipa A e ter o seu impacto"
A terminar, Bernardo Bruschy refutou a teoria de que Salvador Blopa esteja preparado para dar, no imediato, o salto para a equipa principal, a tempo inteiro: "O correto para o percurso do Salvador não é passar em definitivo para um processo de equipa A. É um jogador que tem de ser, claramente, potenciado num contexto de equipa B, na II Liga, de ter um volume de jogo...".
"Ainda tem o contexto de UEFA Youth League, onde também se tem destacado, para, pontualmente, ter estes momentos de oportunidade com a equipa A, para se ir integrando. Acho que, tendo este enquadramento, para o ano, será, claramente, um jogador pronto para integrar a equipa A e ter o seu impacto", concluiu.
Leia Também: Futuro do Sporting é agora com Salvador Blopa na linha da frente