Sp. Braga na final four da Taça da Liga à espera de Benfica ou Tondela
O Sporting de Braga não sentiu dificuldades para eliminar, esta quarta-feira, o Santa Clara na Taça da Liga. O triunfo, por 5-0, foi o terceiro consecutivo da formação orientada por Carlos Vicens.
Os bracarenses quiseram cedo resolver o apuramento para a fase seguinte.
Aos 7', o capitão Ricardo Horta iniciou a jogada do golo inaugural. A defesa açoriana não soube aliviar o perigo para longe da área e o camisola 21 deu um passe para a finalização subtil do avançado Pau Victor, ex-Barcelona.
Pouco depois, aos 24', o goleador vestiu a pele de assistente. Na sequência de um lançamento lateral, o espanhol apareceu sozinho pela direita e cruzou para Leonardo Lelo, que soube aproveitar a oportunidade para se estrear a marcar pelo novo clube, proveniente do Casa Pia.
Logo a seguir, Fran Navarro cabeceou por cima, numa bela jogada com nota artística, que passou pelo pés de Ricardo Horta e pela cabeça de Victor Gomez.
Os jogadores do Santa Clara apresentaram-se com uma postura algo 'macia' na partida, mas também tiveram uma oportunidade de golo, aos 37', desperdiçada por João Costa. O remate do avançado luso saiu ao lado do poste direito da baliza defendida por Lukas Hornicek, que é o guarda-redes com mais jogos sem sofrer golo nos principais campeonatos europeus na presente temporada.
No regresso dos balneários, o Santa Clara tentou reentrar no encontro. Aos 56', Diogo Calila tentou um golo de fora da área, mas o remate saiu desenquadrado.
Na resposta, aos 64', Fran Navarro voltou a revelar eficácia, atirando contra o corpo do guardião Gabriel Batista. O avançado espanhol, ex-FC Porto, tanto tentou que foi recompensado.
A estocada final no resultado apareceu aos 72'. Jogada dos bracarenses pelo flanco direito, que culminou com um passe rasteiro de Gabri Martínez para Fran Navarro, que respondeu de primeira para o seu sexto golo na temporada.
A goleada foi consumada por Diego Rodrigues, aos 84', num lance demonstrativo da pouca concentração competitiva dos visitantes. Na sequência de um cruzamento, o defesa-central Sidney Lima teve uma abordagem completamente 'ridícula', tentando um corte artístico dentro da área. A bola sobrou para Fran Navarro, que ofereceu a oportunidade do companheiro ser feliz.
As contas foram seladas por Gabriel Moscardo, aos 88', a passe de Pau Victor.
O Sporting de Braga fica agora à espera do vencedor do Benfica-Tondela. A meia-final da Taça da Liga será discutida em janeiro, em Leiria, local que acolhe novamente a final four da competição,
Os bracarenses vão com quatro vitórias em cinco jogos e chegarão num bom momento ao jogo com o líder FC Porto, este domingo, pelas 20h30 (horário de Portugal Continental), para a décima jornada do campeonato nacional. Os minhotos continuam a recuperar caminho na prova, ocupando neste momento o sétimo lugar.
Por sua vez, o Santa Clara vai visitar o terreno do Gil Vicente, equipa sensação, que partilha a vice-liderança com o Sporting, a três pontos do FC Porto (25).
Leia Também: [0-0] Benfica-Tondela: Águias já ameaçam o primeiro golo
Leia Também: Benfica agrava crise do campeão FC Porto no Clássico e isola-se no trono
[Notícia em atualização]