VAR dá e tira. Benfica bate Tondela e está na final four da Taça da Liga

O Benfica carimbou o acesso à final four da Taça da Liga, esta quarta-feira, ao derrotar o Tondela, por 3-0, com um golo especial de Nicolás Otamendi, um inédito tento certeiro de Dodi Lukebakio e um golo tardio de Vangelis Pavlidis a decidirem o encontro no Estádio da Luz.

 

Num primeiro tempo algo apagado por parte da equipa de José Mourinho, salvou-se a grande penalidade convertida pelo capitão (40') no seu 250º jogo de águia ao peito, após um alerta do videoárbitro a Carlos Macedo, com contornos algo polémicos.

Da mesma forma que a intervenção do VAR possibilitou o 1-0 à beira do intervalo, também tirou o 2-0 a Georgiy Sudakov, no arranque do segundo tempo, ao identificar um fora de jogo de Dodi Lukebakio por apenas… um centímetro.

Já na reta final, o próprio Lukebakio (83') beneficiou do 'show' de Richard Ríos e sentenciou as dúvidas, seguindo-se ainda o golo de Vangelis Pavlidis (90+5'), a ditarem o 3-0 final um duelo frente ao Sporting de Braga na final four, em Leiria, no próximo mês de janeiro. Já o Sporting aguarda pelo vencedor do duelo entre FC Porto e Vitória SC.

Capitão chegou-se à frente

Contrariamente às "três ou quatro alterações" que havia admitido na conferência de antevisão, José Mourinho acabou por promover uma mão cheia de mexidas no onze inicial, ao apostar nas titularidades de Samuel Soares, António Silva, Leandro Barreiro, Andreas Schjelderup e Franjo Ivanovic para os lugares de Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, Richard Ríos, Gianluca Prestianni e Vangelis Pavlidis. Já Ivo Vieira fez dez alterações (!), mantendo apenas Medina em campo, após a derrota frente ao Sporting (0-3).

O Benfica sentiu dificuldades para 'montar' o seu jogo desde início e a maior prova disso é que foi preciso esperar pelo minuto 19 para que surgisse a primeira grande ocasião de golo, com Dodi Lukebakio a ameaçar a baliza defendida por Lucas Cañizares.

VAR alertou árbitro para este penálti (polémico?) para o Benfica

VAR alertou árbitro para este penálti (polémico?) para o Benfica

Lance entre Leandro Barreiro e Afonso Rodrigues na grande área motivou a intervenção do VAR, liderado por Cláudia Ribeiro. Árbitro Carlos Macedo retificou a decisão inicial e Nicolás Otamendi fez o 1-0 no seu 250.º jogo pelo Benfica, 'tramando' o Tondela.

Notícias ao Minuto | 21:40 - 29/10/2025

Seguiram-se as oportunidades de Franjo Ivanovic e Fredrik Aursnes perto da meia hora de jogo, até que chegou o lance da discórdia no relvado da Luz. Ao minuto 38, num lance algo confuso, Leandro Barreiro disputou uma bola com Afonso Rodrigues no coração da grande área e viu o seu adversário tocar com a mão no esférico, precisamente no momento em que acabou por derrubá-lo.

[Notícia em atualização]

Leia Também: VAR anulou este golo ao Benfica por um centímetro (sim, leu bem)

Leia Também: Nicolás Otamendi assumiu penálti do Benfica e festejou em jogo especial

Leia Também: VAR alertou árbitro para este penálti (polémico?) para o Benfica

Onzes

Benfica: Samuel Soares, Fredrik Aursnes, Nicolás Otamendi, António Silva, Samuel Dahl, Enzo Barrenechea, Leandro Barreiro, Georgiy Sudakov, Dodi Lukebakio, Andreas Schjelderup e Franjo Ivanovic.

Tondela: Cañizares, Tiago Manso, João Afonso, Medina, Vita, Hélder Tavares, Hodge, Hugo Félix, Rodríguez, Yarlen e Afonso Rodrigues.

Antevisão

Benfica e Tondela preparam-se para discutir um lugar na final four da Taça da Liga, esta quarta-feira, naquele que é o primeiro jogo das águias desde as eleições presidenciais na Luz, no passado sábado. 
 
De olhos postos no único troféu português que ainda não conquistou, José Mourinho admitiu ligeiras mexidas no onze inicial e salientou a importância de lutar pelo acesso à fase final da prova, apesar de já estar a pensar nas complexas partidas diante de Vitória SC e Bayer Levekusen - precisamente antes da segunda volta do ato eleitoral, agendada para o próximo dia 8 de novembro.

Já os beirões, apesar de ocuparem a penúltima posição na I Liga, procuram reagir à mais recente derrota, diante do Sporting (0-3), levando mesmo Ivo Vieira a garantir que a equipa terá de correr riscos para tentar uma surpresa em pleno Estádio da Luz.

De referir que Benfica e Tondela já se defrontaram esta época, no mesmo palco, no passado mês de agosto, altura em que os encarnados, na altura liderados por Bruno Lage, venceram por 3-0, a contar para a terceira jornada do campeonato.

O jogo referente aos 'quartos' da Taça da Liga tem apito inicial agendado para as 20h45 (horário de Portugal Continental), no Estádio da Luz, com arbitragem de Carlos Macedo, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: 'Mini-revolução' no Benfica. O onze provável de Mourinho na Taça da Liga

Leia Também: Benfica-Tondela: José Mourinho de olhos postos no pleno em Portugal

Back to blog